Visits

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chegando na Alemanha

Hoje já é meu terceiro dia na Alemanha. A chegada foi tranquila, são muitas novidades então você acaba ficando animada e se esquece de outras coisas. Na madrugada da minha primeira noite, eu acordei e comecei a perceber que vou passar um ano aqui. Comecei a sentir uma falta absurda de tudo e de todos, uma falta que eu não entendi na hora. Imagino que seja porque eu estava tão empolgada em vir logo para cá, que nem mesmo me despedi direito dos meus amigos e família. Eu não sentia como se estivesse me despedindo. Um sentimento que me dominou naquela madrugada foi o de algo inacabado. Faltava um adeus.

Eu acho que o fato de ser um ano - não um mês ou uma semana, mas um ano - é o que torna tudo tão assustador. Não que seja realmente assustador, nem que não seja nem um pouco. O fato é que toda decisão que influencie uma parte tão grande de nossa vida é tomada sempre com um pouco de hesitação. E se eu tomar a decisão errada? É difícil não se perguntar isso ao menos uma vez. Mas agora, com a decisão tomada, eu consigo ver claramente. Não, eu não tomei a decisão errada. Por mais difícil que seja e que ainda possa ser, foi o certo a ser feito. Não é todo mundo que tem a oportunidade que eu estou tendo nesse momento e seria muito estúpido da minha parte desperdiçá-la com esse tipo de pergunta.

Eu ainda não entendo a língua, mas já começo a me acostumar com tudo por aqui. De alguma forma, eu sempre senti como se estivesse indo para casa e é onde eu estou, em casa. Todas essas pessoas, elas não me são estranhas. Elas são como memórias de uma época que eu ainda viverei. Parece estranho, mas é como eu me sinto. Acho que tudo já estava interligado desde sempre. Há alguém lá em cima planejando e cuidando disso tudo.

Então aqui está a resposta para uma pergunta que possa surgir. Fazer ou não fazer intercâmbio? Eu não sei como alguém pode permitir que o medo o impeça de realizar uma experiência tão maravilhosa. A resposta é sempre sim! Você não pode dizer não pra vida, que ela diz não pra você. Cada oportunidade é única. Aproveite! Aprenda! A gente só pára de aprender quando pára de viver. O medo, ele dura um momento, mas a experiência é para toda a vida.

Um comentário:

  1. Minha filha,

    Hoje resolvi reler todo o seu blog. Como me faz bem. Já são pouco mais de dois meses aí.Ler e reler voce me faz sentir bem, viva, eliz e orgulhosa em ser sua mãe!

    ResponderExcluir