Visits

domingo, 14 de agosto de 2011

Waffensen

Waffensen é a pequena vila onde moro na Alemanha. Quando digo pequena, quero dizer que apenas 1000 pessoas moram aqui. Mas é um lugar bastante aconchegante, que nos dá uma imensa vontade de chamar de lar.

Minha família é composta por uma mãe, um pai e três irmãs, mas uma delas também está fazendo intercâmbio, então eu convivo apenas com duas.

O intercâmbio dura um ano, mas a estadia nessa casa é por apenas quatro meses, o que é tão bom quanto ruim. A parte boa é conhecer mais lugares e mais pessoas. Minha segunda família é igualmente maravilhosa e a terceira eu ainda não conheço, infelizmente. A parte ruim é ficar tão pouco tempo com cada uma dessas pessoas, a gente acaba de se acostumar e tem que mudar de casa novamente. Bom, mas tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, a questão é saber conviver com os dois em harmonia.

Minha escola fica em Rotenburg, que é um lugar próximo daqui. É muito bonito também, todo preenchido por casinhas lindas. É lá onde fazemos compras de supermercado, vamos à biblioteca, esse tipo de coisa. Seria um bom lugar para morar também.

Ontem à tarde, eu e minhas duas primeiras irmãs passeamos de bicicleta por Waffensen, o que me deu a oportunidade de conhecê-la melhor. Não tem muito o que se ver por aqui, mas eu gosto de observar as pessoas, as casas, as ruas, as árvores.

Em nosso passeio, acabamos passando pelo cemitério da cidade. Para alguns, esse pode ser um assunto estranho para se colocar aqui, mas eu não posso deixar de mencionar quão bonito é o cemitério de Waffensen. Acho que se a gente precisa passar o resto da eternidade em um lugar, ele deve ao menos ser bonito. Me consolaria saber que alguém que eu amo possui seu corpo repousando em um lugar de tanta paz.

Esse fato provavelmente só me chamou tanto a atenção porque foi uma cena imensamente triste conhecer o cemitério da minha cidade natal. Cada pessoa se resumia a um nome e a uma lâmpada que não mais se acendia. Tinha cheiro de esquecimento, de terra e de pranto. O cemitério aqui tem cheiro de paz.

Voltando a um assunto menos fúnebre, o clima em Waffensen tem sido chuvoso, o que eu gosto muito. O céu nublado e o vento frio sempre me agradaram. Da janela do meu quarto, consigo ver as árvores balançando e tenho acesso ao telhado, que fica extremamente convidativo à noite. É algo no mínimo poético, sentar-se no telhado, sentir o vento da noite, observar a lua e então escrever, ou desenhar, ou nada. Tendo o céu e as estrelas não precisamos de mais nada.

Hoje eu percebi a beleza do vôo dos pássaros. Se você observar bem, é como assistir a um musical. Eles cantam em harmonia, voando juntos como em uma dança. Viver em uma cidade como Waffensen é como sempre ver as coisas por um lado mais poético, mais bonito. É por isso que eu simplesmente amo esse lugar!

2 comentários:

  1. Waffensen, também me conquistou. Tem clima de romance, de personagens tanto complexos quanto delicados. Já me vejo lendo as páginas desse livro, com texto poético e citações curiosas... iguais às linhas do texoto acima... (fausto)

    ResponderExcluir
  2. Flavinha, é muito bom ver o quanto você está se encontrando nesse Paraíso aí. Acho que vou sempre te dizer "Curta, aprenda e aproveite muito isso tudo!" E, se você se lembrar, a cada vez que for para o telhado olhar as estrelas, lembre-se de mim, tá? Olharei para o céu estrelado sempre que puder também, e saberei que em algum momento, estivemos olhando para o mesmo lugar. Acho isso mágico. Saudade enorme. Sua mãe, a outra mãe. hahaha. Nath aqui ;)

    ResponderExcluir